pop face

1/11/2014

Tipos de Cabos de redes (noção de redes de computadores)

Neste trajeto de artigos sobre redes ja informamos sobre introdução a redes de computadores rede ponto-a-ponto, cliente servidor e alguns custos de instalação. Hoje cabos e conectores de rede serão o foco deste artigo.

Fonte: Cursos 24 Horas. www.cursos24horas.com.br

Uma rede é formada por componentes de hardware e de software. Entre os componentes de hardware estão os computadores e seus periféricos, os cabos, as placas de interface, os hubs e demais concentradores. Existem ainda os componentes de software, que são os sistemas operacionais, os aplicativos e utilitários de rede, os protocolos de comunicação, serviços e clientes. Mostraremos os principais componentes de hardware. Os componentes de software de uma rede são independentes dos componentes de hardware. Por exemplo, as mesmas placas de rede, cabos e HUBs que formam uma rede ponto a ponto (exemplo, usando um servidor com o windows 9x/ME) podem ser usados para montar uma rede cliente-servidor (exemplo, usando um windows 2000 server). portanto uma mesma infra-estrutura de hardware poderá ser usada para diferentes softwares de rede.


Cabos e conectores.

A maioria das redes de microcomputadores utilizam cabos e placas tipo Ethernet.Para quem toma contato com este termo pela primeira vez, cuidado! não confunda ETHERNET com INTERNET. A internet é a rede mundial de computadores. Ethernet é um PADRÃO ELÉTRICO usado na comunicação entre os dispositivos de uma rede local. Podemos encontrar três tipos de cabos Ethernet:
-Par trançado (twisted pair - 10 baseT, 100baseT)
-Coaxial fino (thim ethernet - 10base2)
-Coaxial  grosso (thick ethernet - 10base5)

(Gostando? não deixe para depois a oportunidade de ser um assinante, CLIQUE E ASSINE!)
(Temos ótimos pacotes de Web publicidade  disponíveis, ANUNCIE CONOSCO! )

Desses tres tipos, o mais usado atualmente é o par trançado. É usado em praticamente todas as redes modernas, desde pequeno até grande porte. Portanto ao implantar uma nova rede será preciso adquirir placas de rede, cabos e outros equipamentos compatíveis com o par trançado. Os cabos coaxiais são bastantes parecidos com os usados por antenas de TC. Esse tipo de cabo, caiu em defuso desde meados da década de 90 entretanto você pode precisar trabalhar com eles se estiver fazendo manutenção ou expansões em uma rede antiga. O conectores existentes nas placas de redes, usados com cada um desses tipos de cabo são chamados de:
-BNC - para THIN ETHERNET
-AUI - para THICK ETHERNET
-RJ-45 para TWISTED PAIR



Todas as placas de rede modernas possuem um conector RJ-45, como mostrado na figura, mostra também o rj-45 macho, na ponta do cabo de rede. Existem placas um pouco mais antigas que possuem um conector BNC, outras possuem conector RJ-45 e BNC. Normalmente as placas de redes possuem dois LEDs indicadores de status.
LINK:indica que a placa estar corretamente conectada ao seu HUB, através do cabo de rede. Este LED ficará apagado quando existir algum problema no cabo, como um mau contato, por exemplo.
ACTIVITY: Indica que existe atividade em andamento na placa, que pode estar transmitindo ou recebendo dados.


Cursos On line com Certificado

CABOS 10Base2
Este é outro nome para designar cabos Thin Ethernet. Também é comum chamar este cabo de RG-58. Ceus conectores são do tipo BNC. A figura mostra os componentes utilizados nas conexões com cabos Thin Ethernet. Os conectores "T" são acoplados ao conector BNC da placa de rede, e nele são conectados os cabos que ligam o PC aos seus vizinhos. O terminador deve ser ligado no ultimo conector "T" da cadeia.

O cabo Thin Ethernet deve formar uma linha que vai do primeiro ao ultimo PC da rede, sem formar desvios. Não é possível portanto formar configurações nas quais o cabo forma um "Y", ou que usem qualquer tipo de derivação. Todas as ligações devem ter o aspecto da figura. Apenas o primeiro e o ultimo PCs do cabo devem utilizar o terminador BNC. No exemplo da figura, os cabos são ligados por 2 seções de cabos. Em cada um deles , são usados conectores "T" para permitir as conexões nas placas. o PC#2 liga-se aos outros dois através de duas seções de cabo Ethernet. Os PCs numerados como #1 e #3, localizados nas extremidades, possuem terminadores BNC.

Na outra figura  temos o detalhe da conexão dos cabos na placa de rede. O conector T é ligado a placa, e nele são feitas as ligações com os cabos que ligam o computador aos outros dois elementos da cadeia. vemos ainda na figura a conexão existente nos computadores da extremidade da cadeia, nos quais existem terminadores.

(Esta gostando do conteúdo? não deixe pra depois a oportunidade de assina-lo. Clique aqui e assine!)

Cabos 10 base 5
Este é outro nome usado pelos cabos thick ethernet. O conector encontrado na placa de rede é chamado AUI (Attachment Unit Interfece). Esste conector não é entretanto ligado diretamente no cabo da rede. sua ligação é feita de um cabo adicional (AUI drop cable). Este cabo é finalmente ligado a rede através de um dispositivo chamado TRANSCEIVER.
O cabos thick ethernet são muito raros. cairam em desuso no inicio da década de 1990, e você praticamente não os encontrará, mesmo em redes mais antigas, ja que na maioria da instalações de rede os equipamentos ja foram atualizados. Neste tipo de cabeamento, o conector AUI de 15 pinos da placa de rede é ligado através de um cabo a um dispositivo chamado MAU (Media Attachmen Unit, ou media acess unit, ou multistation acess point). Este dispositivo tem principal função, transmitir e receber da rede os sinais gerados e recebidos pelo conector AUI Por isso é tambem chamado de função, transceiver. A demais portas da placa de rede (ligadas aos conectores RJ-45 e BNC) possuem transceiverrs embutidos na propria placa (onboard). A porta AUI necessita de um transceiver Externo para que opere com maior corrente e permita usar cabos mais longos. Cada MAU por sua vez é fixado ao cabo da rede propriamente dito. As seções deste cabo formam uma cadeia, de forma similar a formada por cabos Thin Eternet. São usados terminadores nas extremidades.

Nesta outra figura vemos a ligação entre o conector AUI e da placa de rede e o MAU. Observe que a placa de rede deste exemplo possui alem do corretor AUI conectores BNC e RJ-45. Esta característica é comum nas placas de rede que possuem conector AUI.

Par trançado 100Base T
Também chamado de UTP (Unishieled twisted pair - par trançado não blindado). Neste cabo existem 4 pares de fios. os dois fios que formam cada par são trançados entre si. É o tipo de cabo mais barato usado em redes, e é usado em praticamente todas as instalações modernas. O par trançado é o meio fisico mais utilizado nas redes modernas,  apesar do custo adicional decorrente da utilização de HUBs e outros concentradores. O custo do cabo é mais baixo, e a instalação é mais simples. Basta ligar cada um dos computadores ao HUB. Cada computador utiliza um cabo com conectores RJ-$% em suas extremidades. as conexões são simples porque são independentes. Para adicionar um novo computador a rede, basta fazer a sua ligação ao HUB, sem a necessidade de remanejar cabos de outros computadores.

A próxima figura mostra um conector RJ-45 na extremidade de um cabo de par trançado. Para quem vai utilizar apenas alguns poucos cabos, vale a pena  compra-los pronto. Muitas lojas montam esses cabos  sob medida. Para quem vai precisar de muitos cabos, ou para quem vai trabalhar com instalação e manutenção de redes, vale a pena ter os recursos necessários para construir cabos. Devem ser comprados os RJ-45, alguns rolos de cabo, um alicate para fixação do conector e um testador de cabos. não vale a pena economizar comprando conectores e cabos baratos, comprometendo a confiabilidade. Entre as melhores marcas de conectores citamos a AMP, e entre as melhores marcas de cabos de rede citamos os da FURUKAWA. A próxima figura mostra em detalhes os conectores RJ-45 bem como a numeração dos seus contatos. Apesar do conector RJ-45 ter oito fios, as conexões por ele Ethernet usam apenas 4 fios. entre os fios de números 1 e 2 a placa envia o sinal de transmissão de dados, e entre os fios de 3 e 6 a placa recebe os dados.


Para quem faz instalações de redes com frequência, é conveniente adquirir testa dores de cabos, como na figura. lojas especializadas em equipamentos para redes fornecem cabos, conectores, o alicate e os testadores de cabos, alem de vários outros equipamentos. os testadores da figura formam uma dupla,e são vendidos juntos. para testar um cabo, conectamos em cada um dos testadores, uma extremidade do cabo. pressionamos o botão ON/OFF e observamos os leds indicados no testador menor. os 4 LEDS deverão acender sequencialmente indicando que cada um dos 4 pares esta firme e com contato perfeito.

(Esta gostando do conteúdo? não deixe pra depois a oportunidade de assina-lo. Clique aqui e assine!)

Cursos On line com Certificado

Nesta outra figura mostramos um HUB, um dos tipos de equipamento que ligam os computadores em redes que utilizam par trançado. existem HUBs padrão ethernet (10 Mbit.s) e fast ethernet (100Mbits). Existem ainda os modelos duais, que permitem conexões com velocidades diferentes na mesma rede (10 a 100Mbits). podemos encontrar HUBs com conexões para 4,6,8,12,16, 24 ou 32 computadores. os HUBs e outros tipos de concentradores possuem em geral uma porta adicional chamada UPLINK, esta porta é usada para conectar os HUBs entre sí. Observe que a porta 8 tem uma indicada uma ligação com a porta adicional, que é o uplink. na verdade o uplink é uma repetição desta porta(no nosso exemplo, a porta 8). Não é permitido fazer conexões simultâneas em ambas as portas. No HUB do exemplo, se a porta uplink for usada, a porta 8 deve ficar sem conexão.

Se você precisa implementar uma rede em que alguns computadores utilizam placas de 10 Mbps , tome cuidado com o tipo de HUB que vai adquirir. existem modelos mais simples que, ao detectarem que existe pelo menos uma placa operando a 10mbps, obrigam todas as placas de 100mbps a reduzirem sua velocidade para 10mbps. Existem modelos de melhor qualidade que dividem as conexões em dois barramentos, um para cada velocidade. desta forma, dois computadores equipados com placas de 100mbps poderão trocar dados nesta velocidade. Apenas quando um dos computadores envolvidos na comunicação utiliza placa de 10 Mbits esta velocidade será utilizada.

Fonte: Cursos 24 Horas. www.cursos24horas.com.br


Obrigado por chegar até aqui.

Comente, assine, compartilhe e veja também:

Para chegar aqui você pesquisou:
artigos, aula rápida, cabos bnc, cabos rj45, hardware e softwares, montar lan houses., noção de redes de computadores, placas de rede, Tipos de Cabos de redes, tutorial sobre redes, redes windows vista xp 7 8,aprender a montar rede de computador,


Nenhum comentário:

Postar um comentário